O sonho do projeto tomou forma após enxergamos uma realidade muito próxima, mas completamente distante.

Durante a entrega de kits, contendo produtos de higiene básica, em ocupações na cidade de São Paulo, ao receberem os produtos e perceberem dentre estes os absorventes descartáveis, as mulheres enchiam os olhos de lágrimas, agradeciam emocionadas a presença do item.

Foi um choque de realidade. Um item de uso indispensável na vida de uma pessoa em idade fértil, necessário por quase uma semana, TODO MÊS, falta para muitas pessoas, um produto de higiene básica. 

Em um único dia 800 milhões de pessoas no mundo estão menstruadas, e de maneira contraditória o tema menstruação é um tabu, é um assunto velado.  

O incomodo a respeito da menstruação, é evidenciado quando percebemos a dificuldade em conversar sobre o tema ou apenas em dizer que estamos menstruadas, usamos eufemismos: “tô de chico”,“tô naqueles dias”, frases a fim de esconder o sangramento, um estado fisiológico, porque acreditamos de maneira cultural, social e global que a menstruação é um constrangimento.

A vergonha e a chateação sobre o ato de menstruar faz com que nos silenciemos, pensemos menos a respeito da menstruação, dos cuidados necessários durante o período, da higiene menstrual, das taxações sobre os produtos menstruais, nos interessamos pouco e não buscamos por informações. 

O silêncio no tira a empatia, o questionamento sobre o óbvio, dificulta o olhar para o outro e faz com que não consideremos o problema. Você já havia se perguntando: quais são os efeitos que a menstruação causa em quem menstrua? O silêncio tira o poder.

Nós nunca tínhamos nos atentado à dificuldade ao acesso à higiene menstrual, algo reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma questão de saúde pública mundial e de direitos humanos.

Infelizmente a falta de absorvente é uma verdade cruel. O acesso à higiene menstrual ainda é tratado como um privilégio, um bem de luxo.

O problema foi caracterizado pelo termo: pobreza menstrual, originalmente period poverty.


O T.P.M! foi sonhado e criado para Transformar o Período Menstrual, levando dignidade para todas as pessoas que menstruam.

O projeto tem o desejo de assistir e cuidar das necessidades fisiológicas mensais esquecidas.


O T.P.M!, hoje ajuda meninas e adolescentes da Associação São Luiz - Órgão Auxiliar e de Amparo à Criança e ao Adolescente, localizado em São Bernardo do Campo – SP e do Lar Sol da Esperança localizado em Mauá - SP.
Levando até elas kits de higiene menstrual, informações sobre cuidados femininos, saúde da mulher, educação sexual e cartilhas informativas, cuidadosamente elaboradas com o apoio de atuantes na área da saúde (médicas, enfermeiras, psicólogas e fisioterapeutas). 
O projeto também cuida das pessoas em situação de rua na região do ABC e grande São Paulo levando informação e entregas de kits de higiene menstrual. 

Assim, buscamos aliviar o sofrimento e desconforto durante o período menstrual.

O projeto não pensa só isso e não vai parar por ai! O projeto T.P.M! ainda quer fazer por outras pessoas que menstruam e encontram-se em condições de vulnerabilidade. Desejamos buscar e investir em alternativas sustentáveis.


Vamos juntos Transformar o Período Menstrual!


Projeto T.P.M! Transformando o Período Menstrual.

 

A história começa com duas famílias virando uma só. Gerações crescendo juntas e estreitando laços. 
Bia e Gabi são “irmãs de leite”, “amigas de barriga”, uma publicitária, a outra projeto de médica, netas de avós comadres e filhas de mães inquietantes. Elas ousam dizer que o encontro foi destinado.

 
  • Instagram

©2020 por Projeto T.P.M!